Notícias

Assaí cumpre em um mês quase 50% de meta de novas lojas

A rede de atacarejo do GPA, Assaí, abriu em 35 dias 9 lojas, conseguindo com isso quase cumprir a meta de 20 aberturas neste ano, o que permite à empresa vislumbrar até antecipação de inauguração de 2018 ainda neste ano.

As nove lojas abertas desde o final de outubro adicionaram à área de vendas do Assaí 36 mil metros quadrados e levaram a empresa que mais tem crescido nos resultados do GPA para dois novos Estados, Minas Gerais e Piauí.

As aberturas consumiram investimentos de cerca de 250 milhões de reais e representaram o maior movimento de aberturas da rede desde 14 inaugurações em 2013, afirmou o presidente da rede de atacarejo, Belmiro Gomes.

“Ainda faltam duas lojas para cumprirmos o plano de 20 aberturas neste ano, mas ainda podemos abrir três… já estamos em condição de antecipar uma (abertura) de 2018 neste ano”, disse o executivo em entrevista à Reuters.

Das nove aberturas, seis corresponderam a conversões de lojas onde antes operavam supermercados da bandeira Extra, do GPA. Gomes afirmou que o investimento na construção de loja varia de 25 milhões a 45 milhões de reais e as conversões “não custam menos que 12 milhões a 15 milhões de reais” cada, diante de obras que incluem troca de piso por um que suporte pesos de até 3,5 toneladas, o que com frequência exige obras de instalação de estacas nas fundações.

No terceiro trimestre, o Assaí teve crescimento de 25 por cento na receita líquida sobre um ano antes, apesar da deflação nos preços de alimentos que tende a comprimir a receita dos varejistas. Enquanto isso, a área de super e hipermercados do GPA teve expansão de 8 por cento e o rival mais próximo, Atacadão, do Carrefour Brasil , teve aumento de 5,6 por cento.

Como o Assaí conseguiu abrir as nove lojas antes da temporada de compras de fim de ano, a empresa deve registrar no quarto trimestre um crescimento “muito forte” nas vendas sobre um ano antes, disse Gomes. Ele citou que cerca de 120 mil pessoas passaram pelas novas lojas no primeiro dia de operação de cada uma e que a loja de Salvador, a segunda na capital baiana e construída do zero, chegou a operar 20 horas no dia de inauguração em 1º de novembro.

“A queda nos preços dos alimentos trouxe dificuldades (para o setor), mas permitiu que o consumidor aumentasse volumes de compra. O tíquete médio subiu 4,5 por cento no terceiro trimestre e continua subindo no quarto trimestre, sem movimento de ‘downgrade’”, disse o presidente do Assaí. Ele se referiu ao ato do consumidor de optar por marcas mais baratas de produtos que já está acostumado a comprar.

Para 2018, Gomes afirmou que o Assaí pretende manter o ritmo de 20 aberturas de lojas de 2017, indepentendemente das incertezas trazidas pelas eleições. No radar da empresa está um cenário de preços mais positivo para os alimentos, que devem apresentar alguma recuperação frente a este ano.

“A tendência natural é de expansão geográfica, tem muito mercado onde temos pouca ou nenhuma presença. Em Minas Gerais, abrimos a primeira loja (em Uberlândia) só agora”, disse o executivo. “Independentemente do cenário, continuaremos abrindo 20 lojas (em 2018). É muito mais uma questão estratégica de entrarmos em mercados em que ainda não temos presença”, acrescentou.

Fonte: Exame

Outras Notícias

Walmart introduz tour virtual 3D em site de compras

Anúncio surge enquanto varejistas buscam avanços tecnológicos para aprimorar experiência do consumidor dentro das lojas online. O grupo varejista norte-americano Walmart informou na noite de quarta-feira que está introduzindo um shopping tour virtual 3D em seu site que ajudará os clientes a navegar e escolher itens para seus lares. A nova ferramenta permitirá aos compradores fazer um tour virtual de um […]

‘Amazon Go brasileira’, Zaitt anuncia duas unidades em São Paulo

A Zaitt é uma experiência no Espírito Santo de loja sem funcionários e caixas, semelhante à Amazon Go. Nos próximos meses, deve se tornar rede, com duas unidades em São Paulo. A Zaitt, loja automatizada que funciona sem nenhum funcionário, vai abrir duas unidades na cidade de São Paulo e mais uma no estado do […]

Amazon aposta em caminhões para vender produtos

A Amazon está utilizando caminhões como uma nova forma de vender seus produtos, em iniciativa que avança pelos Estados Unidos e já marca presença em aproximadamente 40 cidades do país. Denominado de “Treasure Truck”, o modelo é inspirado nos food trucks e oferece uma grande variedade de produtos, que vão desde refeições prontas a artigos de tecnologia. […]

Google faz investimento “estratégico” de R$ 2 bilhões em varejista chinesa

O Google anunciou um novo “investimento estratégico” de US$ 550 milhões, cerca de R$ 2 bilhões, na varejista online chinesa JD.com. A ideia é promover uma expansão da empresa da China para outras regiões, incluindo o restante da Ásia, e ainda Europa e Estados Unidos. Com o anúncio, a JD.com passa a fazer parte do […]

GPA cria rede para ser competitiva como regionais

Companhia quer que a divisão Compre Bem seja atendida pelo fornecedor dentro da mesma estrutura que as empresas locais. Savegnago, Nagumo, Lopes, Shibata, Chama, Leve Mais, Tauste. Essas são algumas redes do Estado de São Paulo que, a partir do segundo semestre, poderão concorrer diretamente com a marca de supermercados Compre Bem. A bandeira está […]

Clique para navegar
Contato
  • (19) 3305.7701 / 3294.2938
  • +55 (19) 98437-0457
  • Matriz - Santa Bárbara D' Oeste
    Rua: Laura Santos Machado, 36
    Bairro: Terras de Santa Barbara
    CEP: 13.455-45
  • Filial - Araraquara
    Rua: Jurandyr Gonçalves Ferreira, 613
    Bairro: Jardim Maria Luiza IV
    CEP: 14.805-440
  • Filial - Itu
    Rua: Professora Maria Salete de Castro Marmo, 238
    Bairro: São Luiz
    CEP: 13.304-210
  • Filial - Sumaré
    Rua: Maiuri Silvestro, 71
    Bairro: Res. Portal Bordon
    CEP: 13.173-415
  • Filial - Jundiaí
    Rua: Aracatuba, 17
    Bairro: Jardim Bizarro
    CEP: 13.207-520
Newsletter
Receba em primeira mão nossos alertas!