Notícias

Assaí cumpre em um mês quase 50% de meta de novas lojas

A rede de atacarejo do GPA, Assaí, abriu em 35 dias 9 lojas, conseguindo com isso quase cumprir a meta de 20 aberturas neste ano, o que permite à empresa vislumbrar até antecipação de inauguração de 2018 ainda neste ano.

As nove lojas abertas desde o final de outubro adicionaram à área de vendas do Assaí 36 mil metros quadrados e levaram a empresa que mais tem crescido nos resultados do GPA para dois novos Estados, Minas Gerais e Piauí.

As aberturas consumiram investimentos de cerca de 250 milhões de reais e representaram o maior movimento de aberturas da rede desde 14 inaugurações em 2013, afirmou o presidente da rede de atacarejo, Belmiro Gomes.

“Ainda faltam duas lojas para cumprirmos o plano de 20 aberturas neste ano, mas ainda podemos abrir três… já estamos em condição de antecipar uma (abertura) de 2018 neste ano”, disse o executivo em entrevista à Reuters.

Das nove aberturas, seis corresponderam a conversões de lojas onde antes operavam supermercados da bandeira Extra, do GPA. Gomes afirmou que o investimento na construção de loja varia de 25 milhões a 45 milhões de reais e as conversões “não custam menos que 12 milhões a 15 milhões de reais” cada, diante de obras que incluem troca de piso por um que suporte pesos de até 3,5 toneladas, o que com frequência exige obras de instalação de estacas nas fundações.

No terceiro trimestre, o Assaí teve crescimento de 25 por cento na receita líquida sobre um ano antes, apesar da deflação nos preços de alimentos que tende a comprimir a receita dos varejistas. Enquanto isso, a área de super e hipermercados do GPA teve expansão de 8 por cento e o rival mais próximo, Atacadão, do Carrefour Brasil , teve aumento de 5,6 por cento.

Como o Assaí conseguiu abrir as nove lojas antes da temporada de compras de fim de ano, a empresa deve registrar no quarto trimestre um crescimento “muito forte” nas vendas sobre um ano antes, disse Gomes. Ele citou que cerca de 120 mil pessoas passaram pelas novas lojas no primeiro dia de operação de cada uma e que a loja de Salvador, a segunda na capital baiana e construída do zero, chegou a operar 20 horas no dia de inauguração em 1º de novembro.

“A queda nos preços dos alimentos trouxe dificuldades (para o setor), mas permitiu que o consumidor aumentasse volumes de compra. O tíquete médio subiu 4,5 por cento no terceiro trimestre e continua subindo no quarto trimestre, sem movimento de ‘downgrade’”, disse o presidente do Assaí. Ele se referiu ao ato do consumidor de optar por marcas mais baratas de produtos que já está acostumado a comprar.

Para 2018, Gomes afirmou que o Assaí pretende manter o ritmo de 20 aberturas de lojas de 2017, indepentendemente das incertezas trazidas pelas eleições. No radar da empresa está um cenário de preços mais positivo para os alimentos, que devem apresentar alguma recuperação frente a este ano.

“A tendência natural é de expansão geográfica, tem muito mercado onde temos pouca ou nenhuma presença. Em Minas Gerais, abrimos a primeira loja (em Uberlândia) só agora”, disse o executivo. “Independentemente do cenário, continuaremos abrindo 20 lojas (em 2018). É muito mais uma questão estratégica de entrarmos em mercados em que ainda não temos presença”, acrescentou.

Fonte: Exame

Outras Notícias

Carrefour é 1º em ranking de mercados e farmácias mais bem avaliados

Em estudo nacional da consultoria DOM Strategy Partners, feito entre empresas do ramo de super ou hiper mercados e farmácias, o Carrefour ficou na primeira posição, se colocando como aquele com mais valor produzido. O estudo, de três meses, trouxe avaliações de stakeholders (consumidores, acionistas, funcionários e fornecedores) sobre os estabelecimentos comerciais do segmento mercados/farmácias […]

Como Amazon e Walmart estão tirando o atraso no varejo food on-line

Os varejistas estão procurando reverter o quadro de atraso no varejo alimentar eletrônico. Entenda como Walmart e Amazon estão aumentando suas vendas on-line nesse segmento. Walmart e Amazon brigam nos Estados Unidos para ampliar a participação no varejo alimentar. Para isso, ambos estão apostando na capacidade de entrega desses produtos. Na última semana, o Walmart anunciou […]

Carrefour Brasil amplia ações para diferenciar hipermercados dos concorrentes

O Grupo Carrefour Brasil está implantando uma série de ações para diferenciar seus hipermercados dos concorrentes, informou nesta terça-feira, 10, a empresa. Entre elas está a maior oferta de alimentos frescos e de produtos com marcas próprias, além da ampliação de produtos no canal digital. “Nós estamos aumentando gradualmente as especificidades dos nossos hipermercados quando […]

Walmart Brasil investe na instalação de checkouts de autoatendimento

O Walmart Brasil deu início à instalação de caixas de autoatendimento em hipermercados e supermercados pelo país em mais uma etapa do projeto de reinvenção de lojas, cujo investimento total é de cerca de R$ 1,5 bilhão até 2020. Nos próximos três meses, até cinco unidades receberão 26 caixas de autoatendimento, com previsão de chegar […]

Rede supermercadista abre escola voltada ao setor

Com uma proposta de ensino para profissionalizar jovens e adultos, o Savegnago Supermercados, em parceria com o Senac Ribeirão Preto, inaugura no dia 5 de abril uma escola própria, com ensino profissionalizante gratuito focado para o setor supermercadista. A Escola Savegnago fica em Sertãozinho (interior paulista), onde está situada a matriz da rede há 41 […]

Clique para navegar
Contato
  • (19) 3305.7701 / 3294.2938
  • +55 (19) 98437-0457
  • Matriz - Santa Bárbara D' Oeste
    Rua: Laura Santos Machado, 36
    Bairro: Terras de Santa Barbara
    CEP: 13.455-45
  • Filial - Araraquara
    Rua: Jurandyr Gonçalves Ferreira, 613
    Bairro: Jardim Maria Luiza IV
    CEP: 14.805-440
  • Filial - Itu
    Rua: Professora Maria Salete de Castro Marmo, 238
    Bairro: São Luiz
    CEP: 13.304-210
  • Filial - Sumaré
    Rua: Maiuri Silvestro, 71
    Bairro: Res. Portal Bordon
    CEP: 13.173-415
  • Filial - Jundiaí
    Rua: Aracatuba, 17
    Bairro: Jardim Bizarro
    CEP: 13.207-520
Newsletter
Receba em primeira mão nossos alertas!