Notícias

Assaí cumpre em um mês quase 50% de meta de novas lojas

A rede de atacarejo do GPA, Assaí, abriu em 35 dias 9 lojas, conseguindo com isso quase cumprir a meta de 20 aberturas neste ano, o que permite à empresa vislumbrar até antecipação de inauguração de 2018 ainda neste ano.

As nove lojas abertas desde o final de outubro adicionaram à área de vendas do Assaí 36 mil metros quadrados e levaram a empresa que mais tem crescido nos resultados do GPA para dois novos Estados, Minas Gerais e Piauí.

As aberturas consumiram investimentos de cerca de 250 milhões de reais e representaram o maior movimento de aberturas da rede desde 14 inaugurações em 2013, afirmou o presidente da rede de atacarejo, Belmiro Gomes.

“Ainda faltam duas lojas para cumprirmos o plano de 20 aberturas neste ano, mas ainda podemos abrir três… já estamos em condição de antecipar uma (abertura) de 2018 neste ano”, disse o executivo em entrevista à Reuters.

Das nove aberturas, seis corresponderam a conversões de lojas onde antes operavam supermercados da bandeira Extra, do GPA. Gomes afirmou que o investimento na construção de loja varia de 25 milhões a 45 milhões de reais e as conversões “não custam menos que 12 milhões a 15 milhões de reais” cada, diante de obras que incluem troca de piso por um que suporte pesos de até 3,5 toneladas, o que com frequência exige obras de instalação de estacas nas fundações.

No terceiro trimestre, o Assaí teve crescimento de 25 por cento na receita líquida sobre um ano antes, apesar da deflação nos preços de alimentos que tende a comprimir a receita dos varejistas. Enquanto isso, a área de super e hipermercados do GPA teve expansão de 8 por cento e o rival mais próximo, Atacadão, do Carrefour Brasil , teve aumento de 5,6 por cento.

Como o Assaí conseguiu abrir as nove lojas antes da temporada de compras de fim de ano, a empresa deve registrar no quarto trimestre um crescimento “muito forte” nas vendas sobre um ano antes, disse Gomes. Ele citou que cerca de 120 mil pessoas passaram pelas novas lojas no primeiro dia de operação de cada uma e que a loja de Salvador, a segunda na capital baiana e construída do zero, chegou a operar 20 horas no dia de inauguração em 1º de novembro.

“A queda nos preços dos alimentos trouxe dificuldades (para o setor), mas permitiu que o consumidor aumentasse volumes de compra. O tíquete médio subiu 4,5 por cento no terceiro trimestre e continua subindo no quarto trimestre, sem movimento de ‘downgrade’”, disse o presidente do Assaí. Ele se referiu ao ato do consumidor de optar por marcas mais baratas de produtos que já está acostumado a comprar.

Para 2018, Gomes afirmou que o Assaí pretende manter o ritmo de 20 aberturas de lojas de 2017, indepentendemente das incertezas trazidas pelas eleições. No radar da empresa está um cenário de preços mais positivo para os alimentos, que devem apresentar alguma recuperação frente a este ano.

“A tendência natural é de expansão geográfica, tem muito mercado onde temos pouca ou nenhuma presença. Em Minas Gerais, abrimos a primeira loja (em Uberlândia) só agora”, disse o executivo. “Independentemente do cenário, continuaremos abrindo 20 lojas (em 2018). É muito mais uma questão estratégica de entrarmos em mercados em que ainda não temos presença”, acrescentou.

Fonte: Exame

Outras Notícias

Shoppings preveem aumento de 7% nas vendas de Natal

A Associação Brasileira dos Shoppings Centers (Abrasce) prevê alta de 7% nas vendas deste final de ano em comparação com o ano passado. O índice é resultado de pesquisa feita entre os associados em todo o país. O setor comemora a expectativa, já quem em 2016 a ampliação das vendas no período natalino foi de […]

Vendas no varejo do Brasil avançam 0,5% em setembro, diz IBGE

As vendas no varejo do Brasil subiram mais do que o esperado em setembro puxadas sobretudo pelo setor de hipermercados, num movimento de retomada gradual da economia brasileira marcado pela inflação baixa e melhora do mercado de trabalho. Em setembro, as vendas varejistas avançaram 0,5 por cento sobre o mês anterior, depois de recuarem 0,4 por […]

Grandes redes de supermercados brigam com mercadinhos para crescer

Grandes redes de supermercados estão numa corrida para conquistar o comércio de vizinhança, um segmento dominado por cerca de 60 mil pequenas lojas independentes, com até quatro caixas registradoras, que começa a sentir de perto a concorrência das gigantes do varejo. Entre janeiro de 2014 a agosto de 2017 cresceu 55,5% o número de lojas de vizinhança […]

Vendas da Black Friday no Brasil devem crescer 15% em 2017, diz associação comercial

As vendas da Black Friday no Brasil deverão crescer 15% neste ano, de acordo com estimativas divulgadas nesta terça-feira (24) pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O evento será realizado em 24 de novembro. A Black Friday é um evento do varejo marcado por descontos em diferentes lojas. O movimento começou nos Estados Unidos e foi […]

Crescimento do ASSAÍ reflete alto engajamento dos funcionários

No decorrer dos últimos anos, o Assaí Atacadista vem se destacando no cenário varejista e ganhando cada vez mais espaço no Grupo GPA, que detém também as bandeiras Pão de Açúcar e Extra, com 40% da receita líquida da divisão alimentar. O que impulsiona esse crescimento em período de crise econômica? Uma série de fatores que vão da busca dos consumidores por […]

Clique para navegar
Contato
  • (19) 3305.7701
  • +55 (19) 98437-0457
  • Matriz - Santa Bárbara D' Oeste
    Rua: Laura Santos Machado, 36
    Bairro: Terras de Santa Barbara
    CEP: 13.455-45
  • Filial - Araraquara
    Rua: Jurandyr Gonçalves Ferreira, 613
    Bairro: Jardim Maria Luiza IV
    CEP: 14.805-440
  • Filial - Itu
    Rua: Professora Maria Salete de Castro Marmo, 238
    Bairro: São Luiz
    CEP: 13.304-210
  • Filial - Sumaré
    Rua: Maiuri Silvestro, 71
    Bairro: Res. Portal Bordon
    CEP: 13.173-415
Newsletter
Receba em primeira mão nossos alertas!