Notícias

Vendas no varejo do Brasil avançam 0,5% em setembro, diz IBGE

As vendas no varejo do Brasil subiram mais do que o esperado em setembro puxadas sobretudo pelo setor de hipermercados, num movimento de retomada gradual da economia brasileira marcado pela inflação baixa e melhora do mercado de trabalho.

Em setembro, as vendas varejistas avançaram 0,5 por cento sobre o mês anterior, depois de recuarem 0,4 por cento em agosto, informou na terça-feira, 14, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a setembro de 2016, houve expansão de 6,4 por cento. Ambos os resultados ficaram acima das expectativas em pesquisa da Reuters de expansão de 0,4 por cento na comparação mensal e de 5,20 por cento sobre um ano antes.

“A inflação baixa e principalmente a ligeira recuperação do mercado de trabalho leva ao aumento de demanda”, explicou a coordenadora da pesquisa no IBGE, Isabella Nunes.

Com isso, o setor fechou o terceiro trimestre com avanço de 0,6 por cento sobre o período anterior, sobre 0,8 por cento registrado no segundo trimestre, destacando o ritmo gradual de retomada da economia após dois anos de recessão.

O IBGE explicou que cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram ganhos em setembro, com destaque para o avanço de 1 por cento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, após crescimento de apenas 0,1 por cento em agosto.

Também exerceram forte influência as vendas de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria (+4,3 por cento) e de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (+2,9 por cento).

As vendas no varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, subiram 1 por cento em setembro, com aumento de 0,5 por cento de material de construção.

A confiança também vem se restabelecendo, o que pavimenta o caminho para a recuperação da economia após forte recessão. A expectativa dos economistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central é de que o país encerre 2017 com expansão de 0,73 por cento, indo a 2,5 por cento em 2018.

Outras Notícias

Vendas no varejo brasileiro crescem 5,6%

As vendas no varejo brasileiro cresceram 5,6% (sem levar em consideração a inflação) no período de 18 a 24 de dezembro de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. Os dados são do indicador de atividades do varejo brasileiro, medido pela Serasa Experian, que afirmou que esse foi o melhor desempenho desde 2011. No final de […]

Vendas nos supermercados paulistas têm alta de 2% em 2017

Para este ano, as vendas vão crescer 3%, de acordo com previsão da APAS Depois de dois anos consecutivos observando queda no faturamento, os empresários supermercadistas puderam sentir ligeira retomada de crescimento do setor. De acordo com a APAS (Associação Paulista de Supermercados), o faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo em 2017 […]

Google leva consumidores para as lojas físicas do Magazine Luiza

Mais de metade dos consumidores pesquisa o produto na internet antes de adquiri-lo, mas nem sempre compra online. São Paulo – Pode parecer um contrassenso, mas o Google está trazendo para o Brasil uma tecnologia que irá levar consumidores não só para o comércio eletrônico, mas também para as lojas físicas. O objetivo é auxiliar o consumidor, […]

Assaí cumpre em um mês quase 50% de meta de novas lojas

A rede de atacarejo do GPA, Assaí, abriu em 35 dias 9 lojas, conseguindo com isso quase cumprir a meta de 20 aberturas neste ano, o que permite à empresa vislumbrar até antecipação de inauguração de 2018 ainda neste ano. As nove lojas abertas desde o final de outubro adicionaram à área de vendas do […]

Shoppings preveem aumento de 7% nas vendas de Natal

A Associação Brasileira dos Shoppings Centers (Abrasce) prevê alta de 7% nas vendas deste final de ano em comparação com o ano passado. O índice é resultado de pesquisa feita entre os associados em todo o país. O setor comemora a expectativa, já quem em 2016 a ampliação das vendas no período natalino foi de […]

Clique para navegar
Contato
  • (19) 3305.7701
  • +55 (19) 98437-0457
  • Matriz - Santa Bárbara D' Oeste
    Rua: Laura Santos Machado, 36
    Bairro: Terras de Santa Barbara
    CEP: 13.455-45
  • Filial - Araraquara
    Rua: Jurandyr Gonçalves Ferreira, 613
    Bairro: Jardim Maria Luiza IV
    CEP: 14.805-440
  • Filial - Itu
    Rua: Professora Maria Salete de Castro Marmo, 238
    Bairro: São Luiz
    CEP: 13.304-210
  • Filial - Sumaré
    Rua: Maiuri Silvestro, 71
    Bairro: Res. Portal Bordon
    CEP: 13.173-415
Newsletter
Receba em primeira mão nossos alertas!