Notícias

Vendas no varejo do Brasil avançam 0,5% em setembro, diz IBGE

As vendas no varejo do Brasil subiram mais do que o esperado em setembro puxadas sobretudo pelo setor de hipermercados, num movimento de retomada gradual da economia brasileira marcado pela inflação baixa e melhora do mercado de trabalho.

Em setembro, as vendas varejistas avançaram 0,5 por cento sobre o mês anterior, depois de recuarem 0,4 por cento em agosto, informou na terça-feira, 14, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a setembro de 2016, houve expansão de 6,4 por cento. Ambos os resultados ficaram acima das expectativas em pesquisa da Reuters de expansão de 0,4 por cento na comparação mensal e de 5,20 por cento sobre um ano antes.

“A inflação baixa e principalmente a ligeira recuperação do mercado de trabalho leva ao aumento de demanda”, explicou a coordenadora da pesquisa no IBGE, Isabella Nunes.

Com isso, o setor fechou o terceiro trimestre com avanço de 0,6 por cento sobre o período anterior, sobre 0,8 por cento registrado no segundo trimestre, destacando o ritmo gradual de retomada da economia após dois anos de recessão.

O IBGE explicou que cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram ganhos em setembro, com destaque para o avanço de 1 por cento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, após crescimento de apenas 0,1 por cento em agosto.

Também exerceram forte influência as vendas de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria (+4,3 por cento) e de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (+2,9 por cento).

As vendas no varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, subiram 1 por cento em setembro, com aumento de 0,5 por cento de material de construção.

A confiança também vem se restabelecendo, o que pavimenta o caminho para a recuperação da economia após forte recessão. A expectativa dos economistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central é de que o país encerre 2017 com expansão de 0,73 por cento, indo a 2,5 por cento em 2018.

Outras Notícias

DIA lança novo conceito de loja no Brasil

Objetivo do grupo é oferecer uma experiência de compra voltada para praticidade. A rede de supermercados DIA inaugurou, na última quinta-feira (12/04) a primeira loja no formato Meu DIA, localizada na Rua Augusta, uma das vias mais movimentadas da capital paulista. Com essa nova bandeira, o grupo varejista quer oferecer uma experiência de compra totalmente […]

Giga inaugura atacarejo compacto

Novo modelo leva os preços competitivos do cash & carry a um espaço de apenas 2.400 metros quadrados. O Grupo MGB inaugura hoje em Osasco, na Grande SP, a segunda loja compacta do Giga Atacado. Normalmente, as unidades da bandeira contam com 5.500 m2, no entanto a nova loja conta com apenas 2.400 m2, mantendo o conceito de […]

Extra registra alta de 30% em vendas da Pink Friday

Estratégia de vendas, com 26 horas de promoções, teve início na noite da quinta-feira anterior ao Dia das Mães. O Extra, bandeira de mercados do Grupo Pão de Açúcar, registrou crescimento de 30 por cento nas vendas da campanha de ofertas para o Dia das Mães chamada de Pink Friday em relação ao ano anterior, informou […]

Copa do Mundo deve aquecer vendas no comércio

A Copa do Mundo deste ano, que ocorrerá no próximo mês, na Rússia, deve movimentar e a economia brasileira, mesmo à distância. Três em cada dez (33%) micro e pequenos empresários dos ramos do comércio e serviços estimam que as vendas dos setores como um todo aumentem no período dos jogos, conforme indica estudo realizado pelo […]

Carrefour lança no Brasil entrega de alimentos via Drive-thru

Por enquanto, apenas uma unidade em São Paulo tem esse modelo de entrega, que já é sucesso nos EUA e em alguns países da Europa. A menção do modelo de entrega e coleta drive-thru – feita pelo CEO do Grupo Carrefour, Noel Prioux, na última terça-feira no evento da Apas, em São Paulo – não foi à toa. […]

Clique para navegar
Contato
  • (19) 3305.7701 / 3294.2938
  • +55 (19) 98437-0457
  • Matriz - Santa Bárbara D' Oeste
    Rua: Laura Santos Machado, 36
    Bairro: Terras de Santa Barbara
    CEP: 13.455-45
  • Filial - Araraquara
    Rua: Jurandyr Gonçalves Ferreira, 613
    Bairro: Jardim Maria Luiza IV
    CEP: 14.805-440
  • Filial - Itu
    Rua: Professora Maria Salete de Castro Marmo, 238
    Bairro: São Luiz
    CEP: 13.304-210
  • Filial - Sumaré
    Rua: Maiuri Silvestro, 71
    Bairro: Res. Portal Bordon
    CEP: 13.173-415
  • Filial - Jundiaí
    Rua: Aracatuba, 17
    Bairro: Jardim Bizarro
    CEP: 13.207-520
Newsletter
Receba em primeira mão nossos alertas!