Notícias

Walmart Brasil investe na instalação de checkouts de autoatendimento

O Walmart Brasil deu início à instalação de caixas de autoatendimento em hipermercados e supermercados pelo país em mais uma etapa do projeto de reinvenção de lojas, cujo investimento total é de cerca de R$ 1,5 bilhão até 2020. Nos próximos três meses, até cinco unidades receberão 26 caixas de autoatendimento, com previsão de chegar a 100 terminais em operação por toda a rede até o ano que vem.

O primeiro estabelecimento do Walmart Brasil que recebeu a novidade foi o hipermercado no Tamboré, em Alphaville (SP), onde seis checkouts de autoatendimento foram instalados, com o objetivo de reduzir o tempo de fila para pagamento, aumentando a produtividade do espaço e oferecendo uma nova experiência de compra aos clientes. Depois de São Paulo, a marca pretende levar o modelo para lojas de Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Nesta fase de teste, os consumidores que entram na unidade no Tamboré estão sendo convidados a utilizar as máquinas em comunicados feitos por mensagem via SMS, enviada por tecnologia de geolocalização, e de forma presencial com promotores, que também estão esclarecendo dúvidas e auxiliando os clientes nos processos de compra.

“Esse investimento faz parte do projeto de transformação de lojas para que os clientes possam ter ainda mais conforto e agilidade quando visitarem nossas unidades. O autoatendimento faz parte dos novos hábitos de consumo no varejo e, por isso, precisamos cada vez mais oferecer formas diferentes de aumentar o poder de decisão dos consumidores sobre como preferem ser atendidos”, afirmou o vice-presidente de operações, comercial e marketing do Walmart Brasil, Bernardo Perloiro.

Principais funcionalidades

O self-checkout é configurado nos idiomas português, inglês e espanhol e é composto por três divisões: base de apoio para produtos, leitor de código de barras com tela de informações e área de empacotamento de mercadorias. As áreas dos caixas rápidos de autoatendimento também contam com a assistência de um funcionário dedicado para ajudá-los em situações de erros ou dúvidas.

O primeiro passo é recolher os itens do carrinho e da base de apoio para produtos, registrá-los através do scanner um de cada vez e, em seguida, colocá-los na área de empacotamento, a qual já conta com sacolas para transporte. Após a leitura do primeiro produto, os clientes podem optar por incluir ou não o CPF no cupom fiscal.

Para frutas e verduras, o cliente seleciona na tela o nome do produto que está sendo comprado e o pesa na balança, localizada na parte central do equipamento. No caso de registro de itens restritos, como bebidas alcoólicas e cigarro, a luz amarela é acesa e a autorização da compra é feita somente após entrega de documento ao supervisor que comprove a idade mínima de 18 anos.

Ao finalizar o registro de todos os produtos, os consumidores passam para o momento do pagamento, escolhendo na tela se irão pagar a compra por meio de cartões de débito, crédito, vale-alimentação ou cartão presente, não sendo disponível o pagamento em dinheiro. Ao finalizar a transação é emitido o cupom fiscal, no qual é impresso um QR Code para que o cliente apresente na saída da área de autoatendimento.

Por fim, os terminais ainda contam com sinalização luminosa na parte superior, nas cores verde (liberado), amarelo (atenção) e vermelho (interrompido), que indicam aos clientes e ao supervisor se todo o processo de compra está ocorrendo normalmente ou se requer algum tipo de ajuda.

Fonte: www.supervarejo.com.br

Outras Notícias

Carrefour é 1º em ranking de mercados e farmácias mais bem avaliados

Em estudo nacional da consultoria DOM Strategy Partners, feito entre empresas do ramo de super ou hiper mercados e farmácias, o Carrefour ficou na primeira posição, se colocando como aquele com mais valor produzido. O estudo, de três meses, trouxe avaliações de stakeholders (consumidores, acionistas, funcionários e fornecedores) sobre os estabelecimentos comerciais do segmento mercados/farmácias […]

Como Amazon e Walmart estão tirando o atraso no varejo food on-line

Os varejistas estão procurando reverter o quadro de atraso no varejo alimentar eletrônico. Entenda como Walmart e Amazon estão aumentando suas vendas on-line nesse segmento. Walmart e Amazon brigam nos Estados Unidos para ampliar a participação no varejo alimentar. Para isso, ambos estão apostando na capacidade de entrega desses produtos. Na última semana, o Walmart anunciou […]

Carrefour Brasil amplia ações para diferenciar hipermercados dos concorrentes

O Grupo Carrefour Brasil está implantando uma série de ações para diferenciar seus hipermercados dos concorrentes, informou nesta terça-feira, 10, a empresa. Entre elas está a maior oferta de alimentos frescos e de produtos com marcas próprias, além da ampliação de produtos no canal digital. “Nós estamos aumentando gradualmente as especificidades dos nossos hipermercados quando […]

Rede supermercadista abre escola voltada ao setor

Com uma proposta de ensino para profissionalizar jovens e adultos, o Savegnago Supermercados, em parceria com o Senac Ribeirão Preto, inaugura no dia 5 de abril uma escola própria, com ensino profissionalizante gratuito focado para o setor supermercadista. A Escola Savegnago fica em Sertãozinho (interior paulista), onde está situada a matriz da rede há 41 […]

A Páscoa é a primeira data comemorativa do ano e, como tal, refletiu a recuperação já em andamento no comércio varejista desde o ano anterior

As vendas do comércio para a Páscoa cresceram 3,2% este ano, quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2017 as vendas haviam apresentado crescimento de 2,2%, após a forte retração de 5,8% em 2016, conforme dados da Boa Vista SCPC. A Páscoa é a primeira data comemorativa do ano e, como tal, refletiu […]

Clique para navegar
Contato
  • (19) 3305.7701 / 3294.2938
  • +55 (19) 98437-0457
  • Matriz - Santa Bárbara D' Oeste
    Rua: Laura Santos Machado, 36
    Bairro: Terras de Santa Barbara
    CEP: 13.455-45
  • Filial - Araraquara
    Rua: Jurandyr Gonçalves Ferreira, 613
    Bairro: Jardim Maria Luiza IV
    CEP: 14.805-440
  • Filial - Itu
    Rua: Professora Maria Salete de Castro Marmo, 238
    Bairro: São Luiz
    CEP: 13.304-210
  • Filial - Sumaré
    Rua: Maiuri Silvestro, 71
    Bairro: Res. Portal Bordon
    CEP: 13.173-415
  • Filial - Jundiaí
    Rua: Aracatuba, 17
    Bairro: Jardim Bizarro
    CEP: 13.207-520
Newsletter
Receba em primeira mão nossos alertas!